Estou eu em pleno domingo a noite em um programa de família na pizzaria e me liga um empresário revoltado contando que há um “blog” registrado com o nome da empresa dele à difamando. Pergunta então se eu sei como tirar o este blog da internet…

Situação da Empresa

  1. O atendimento dela realmente não é dos melhores
  2. Não tem nem um mísero site para marcar sua presença on-line
  3. Relacionamento on-line com clientes???… Esqueça, para eles isso é lenda!

Respirei fundo, contei até 10, engoli o pedaço de pizza (de outra pizzaria) que estava entalado na garganta e respodi:

Há duas opções:

Opção 1 Não recomendo mas existe – Tentar tirar o Blog à qualquer custo, primeiro, se possível, tentando negociar com o “dono”, segundo denunciando para o servidor, ou ainda contratando o hacker para derrubá-lo.

Opção 2 – Na qual posso ajudar – Reorganizar a casa e fazer as coisas certas.

1. Encare a crítica e avalie

Se há um protesto ou crítica, à não ser que seja algo absolutamente pessoal, é porque não agradou em algo. Procure ver onde há o descontentamento e estude formas de corrigir;

2. Peça uma outra chance e conserte o que fez de errado

Entre em contato com o suposto cliente insatisfeito tentando conversar de forma amigável mostrando que a opinião dele é importante e que corrigiram as falhas. Uma boa forma seria oferecer um jantar à dois na faixa e dessa vez fazer direito.

Os dois primeiros passos  foram atitudes unicamente internas, corrigindo as falhas para depois ir para internet. Agora vamos estender para a internet.

3. Presença Digital Relevante

Fazer um site profissional, bem estruturado, apresentável e otimizado para que aparecer nas buscas antes do blog.

4. Responder à crítica corretamente e com transparência

Criar uma resposta on-line para a crítica, isso pode ser através de um post em um blog interno no site, referenciando o blog da crítica, fazendo as considerações e mostrando que o que era verdade foi corrigido e o que era mentira será esclarecido. Transparência nunca é fácil, mas é o caminho mais consistente para o sucesso principalmente no meio digital.

5. Monitorar a marca na internet

Muitos se enganam achando que isso é apenas para empresas grandes. Que engano! Com a explosão da internet, até o cliente da sua banca na feirinha pode estar falando mal de você nas redes sociais.

Ter uma empresa ou um profissional preparado para fazer este acompanhamento é essencial, não para inibir o que falam, mas para interagir com eles, mostrando que a empresa não está alheia às reclamações.

Tudo Isso só por uma reclamaçãozinha on-line?

Parece muito? Acredite que é muito mais fácil fazer isso do que colher os prejuízos causados por marketing negativo de boca-a-boca digital.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree