Escolha uma Página

No post anterior dei uma abordagem básica de como fazer um site grátis, ou seja, sem precisar gastar um centavo. Agora vamos dar continuidade ao assunto, explicando como atrair visitantes para o seu site e consequentemente clientes para o seu negócio, afinal, como falamos anteriormente, de nada adianta um site perdido no meio de milhões de outros sites.

Só lembrando que para ser um sucesso o processo de angariar visitantes e convertê-los em clientes ou leitores fidelizados, é indispensável ter no site um conteúdo muito bem montado, de forma clara, completa e objetiva. Não vou me aprofundar nisso, pois não é o foco deste post, mas aqui eu falei um pouco sobre isso, aconselho ler se ainda não sabe.

Onde divulgar o site gratuitamente

A verdade é que existem muitos sites e diretórios onde podemos cadastrar o site e divulga-lo gratuitamente, e isso com certeza é válido, mas só isso pouco resultado satisfatório lhe trará, pois será apenas um “folheto jogado na internet”. Neste post listei vários deles, dê uma olhada depois, mas agora vamos em frente no que tenho comprovado ser a solução que traz mais resultados.

Construa relacionamentos virtualmente sólidos

Trazendo para a “vida real”, o que dá mais resultado? Você entregar um panfleto da sua empresa para um desconhecido qualquer ou conversar com um amigo sobre ela e convidá-lo à visitar? Ou melhor, outras pessoas recomendarem sua empresa para outros clientes? É claro e óbvio que são as duas últimas opções. Pois na internet não é diferente, o resultado obtido através de relacionamentos e indicações é incomparavelmente superior.

Mas como e onde construir esses relacionamentos lucrativos?

Nunca se falou tanto em Redes Sociais como agora, com certeza esse já é um caminho sem volta, e quem ainda não se atentou à isso já está ficando para trás. Todos os dias há inúmeras empresas conquistando clientes e fechando negócios através destes canais, pois os clientes tendem à recorrer à eles pelo poder de escolha e opiniões imparciais.

No Twitter

É a grande tendência na internet, e com certeza há muitos que dizem ter muita infantilidade e futilidade nele, isso há como em qualquer lugar onde o ser humano está presente, mas justamente por ter “seres humanos” lá é que nos interessa esse local.

Resumidamente o Twitter é um micro-blog, onde você escreve “novidades” em apenas 140 caracteres para seus seguidores. Mas não se iluda pensando que você vai encher a Timeline (lugar onde aparece os posts das pessoas que estou seguindo) dos seus seguidores e tê-los bonitinho lendo qualquer coisa. Primeiramente é preciso ser criativo e “interessante”. e sempre que necessário responder seu seguidores ou outros que estão comentando sobre você ou sua empresa. Caso um seguidor não goste, ele simplesmente dará um UNFOLLOW em você, ou seja, deixará de te seguir.

Mas para conseguir esses seguidores, principalmente do público-alvo que te interessa, será necessário muita pesquisa e paciência. Uma boa dica é utilizar o campo de busca para pesquisar quem está comentando sobre um assunto que seja interessante para o seu negócio, e buscar um diálogo com essa pessoa. Por exemplo, digamos que você tem uma loja de roupas, pesquise no twitter alguém reclamando sobre tamanho ou modelo de roupa, de dicas de moda ou ofereça algo de bom para ela. Fiz uma simulação dessa situação, na pesquisa “roupa do meu tamanho” retornou os resultados abaixo, simulei uma resposta para a @giualmeida com relação à idéia dela de ter roupas da Barbie em tamanho real para ela. Mas poderia usar por exemplo o questionamento mais real da @intheheart_ @moniqueohana que reclamam do problema de gostarem de um  modelo e não encontrar no tamanho delas.

Exemplo de pesquisa no Twitter

Respondendo no Twitter (Reply)

Respondendo no Twitter (Reply)

Antes de começar a twittar, é importante saber:

Evite:

  1. Textos formais e muito técnicos para quem pode não entender;
  2. Postar um tweet atrás do outro com muita frequencia, pois isso irritará seu seguidor;
  3. Escrever axim pq vuxe axa ixo fofuxo! Gírias e palavrões também esqueça!
  4. Responder muito resumido e diretamente à uma unica pessoa como se estivesse no msn, pois os outros seguidores não entenderão nada! Procure sempre dar um RT com a resposta, nem que seja preciso abreviar ou colocar uma reticencias (…) no tweet da pessoa;
  5. Falar coisas que não interessam ao seus seguidores, como: “estou indo tomar banho”, “Ai que preguiça”.

Procure sempre:

  1. Colocar um link (de preferencia do seu site) que detalhe melhor o seu tweet e dê mais informações.
  2. Responder e interagir com quem te dá os replies. Lembre que cada vez que eles interagem com você, os seguidores deles acompanham, e isso é importantíssimo, pois se interessarem pelo assunto poderá ganhar mais seguidores.
  3. Personalizar o perfil do seu twitter com um bom background e foto ou logotipo.
  4. Mencionar outros internautas que ainda não te seguem ou que estão fora do Twitter que você está lá e pedir para eles te seguir.
  5. Exporadicamente promover uma promoção ou sorteio, isso ajuda a conquistar mais seguidores, mas cumpra sempre com o prometido e não faça sempre para não banalizar a ação.

No Orkut e Facebook

Já muito conhecidos, esses dois sites são grandes ferramentas para buscar clientes, principalmente se tratando de negócios com publico-alvo de uma região geográfica específica, pois é na maioria das vezes facil encontrar pessoas concentradas em comunidades específicas da região. As regas de “boa conduta” são basicamente as mesmas citadas para o Twitter, no entanto, os recursos e a finalidade se diferencia um pouco, podendo por exemplo utilizar os álbuns de fotos para publicar as novidades em produtos, eventos, etc.

A dificuldade está em começar a rede de contatos, é importante iniciar a partir dos contatos pessoais já conhecidos, pedindo o apoio deles para indicação. Mas volto a ressaltar que não adianta usar os meios novos de publicidade para as praticas antigas, ou seja, empurrar de “guela abaixo” comerciais e propaganda da sua empresa, a melhor alternativa é sempre ter o perfil da empresa como uma empresa amiga e parceira que interage como um ser humano e amigo normal.

Flickr e Youtube para fins específicos de multimídia

O Flickr é do Grupo Yahoo e largamente utilizado por fotógrafos e empresas que utilizam muito imagens, esse é o foco dele. Tem um prática e moderna galeria de imagem que possibilita integração com vários aplicativos externos além da interatividade interna entre os usuários como em outras redes sociais. Ótima opção para agências de eventos, fotógrafos, designers, ou como mencionado acima, qualquer atividade que trabalhe muito com exibição de fotos.

Youtube, já conhecido amplamente por ser o responsável da proliferação de vídeos na internet, sua utilização é bem óbvia, para empresas que tem vídeos para divulgar. A sua vantagem está no grande poder de integração com as outras redes sociais e aplicativos em geral, inclusive para celulares e smartphones.

O objetivo de todas essa redes sociais é sempre o mesmo, através de conteúdo e interação realizada nelas, trazer o visitante e possível cliente para o seu site onde ele terá as informações adicionais para fechar negócio contigo.

Claro que existem centenas de outras redes, mas as principais e mais utilizadas atualmente, principalmente no Brasil são essas.

Não esqueçam de dar uma olhada também em técnicas para um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Tem mais alguma idéia ou sugestão ou não concorda com algo aqui mencionado? Deixe seu comentário para discutirmos o assunto! Se já está integrado nas redes sociais, utilize os botões aí embaixo e compartilhe com seus amigos! E se quiser me seguir no Twitter, lá eu sou o @jacksonjorge!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...