Escolha uma Página
Tirando a poeira do site

Tirando a poeira do site

Empresas estão cada vez mais buscando seu espaço na internet, isso todo mundo sabe e realmente não tem como fazer “vista grossa” e achar que “Meu negócio não funciona na internet”. A questão é que só ter um site hoje não é mais suficiente, é preciso ser bem projetado de acordo com a necessidade da empresa e ter conteúdo de interesse do seu cliente.

Porém, o que tem acontecido muito ultimamente, principalmente com essa nova onda da “web 2.0”, é agências e profissionais da web empurrando sites com gerenciador de conteúdo, à torta e à direita, para qualquer cliente que aparece na frente, apresentando com uma super solução de todos os problemas, como se o gerenciador do site fosse criar o conteúdo e fazer tudo para ele, e resultado disso não poderia ser outro, cliente perdido sem saber como usar a ferramenta e com um site mal estruturado, desatualizado e que não traz resultado algum.

O problema é que a intenção de um projeto assim muitas vezes parte do cliente, por não ter o devido conhecimento e saber que funciona para as grandes empresas, pensa que é a melhor opção para ele, porém, volto a bater na mesma tecla, cada caso é um caso. Independente do cliente e da situação, a primeira coisa a fazer é um estudo detalhado de vários critérios que determinarão qual a melhor solução, e nem sempre será um site com dezenas de ferramentas e sistemas intregrados, muitas vezes um bom site institucional bem projetado para levar o cliente à fechar negócio pode trazer muito mais resultado.

Cada profissional [profissional mesmo, não aventureiro], tem um sistema e rotina própria para chegar à um “produto” final mais adequado para o cliente. O importante é antes de tudo, analizar bem os trabalhos dele já realizados, a satisfação dos clientes, os cases de sucesso e poderá então ter uma segurança maior na negociação.

Como saber se para o meu negócio é melhor um site com gerenciador de conteúdo ou um estático?

Como falei acima, não existe uma regra básica e precisa, para se ter essa resposta com a máxima garantia, é preciso uma análise prévia de um profissional, e quando digo profissional, não me refiro apenas ao web-designer ou programador, mas ao conjunto de profissionais ou o “profissional completo” que tenha bom conhecimento em tendências, mercado, publicidade, internet, tecnologia, usabilidade, marketing e outros. Mas, para que você possa ter uma noção, analisando alguns critérios abaixo pode ter uma idéia de qual a melhor solução.

Poderá ser bom para minha empresa um site com gerenciador de conteúdo (CMS) quando:

  1. Tenho tempo ou alguém capacitado para atualizar o site com frequêcia. É importantíssimo que essa pessoa tenha bons conhecimentos do ramo de atividade da empresa e também habilidades com o computador;
  2. Poderei manter contato com o desenvolvedor do site e terei suporte técnico sempre que precisar;
  3. Tenho recursos para investir no site para que ele fique bem exclusivo, atendendo todos os critérios de usabilidade, navegação e com a identidade visual da minha empresa;

Quando uma das opções acima não podem ser atendidas, talvez seja interessante considerar melhor um bom site estático, ou misto.

O site misto pode ser uma boa alternativa para um meio termo, reduzindo os custos de desenvolvimento e ao mesmo tempo mantendo atualizado o site em algum ponto importante, evitando assim disperdícios em aplicações que não serão usadas.

Um bom site (estático ou dinâmico) deve ser aquele em que o seu cliente ao entrar nele, sinta segurança e credibilidade na sua empresa, encontre facilmente o que procura, fixe a sua marca e seja incentivado a entrar em contato ou fechar negócio se for o caso.

Se sua empresa ainda não tem um site que garanta resultados, ainda há tempo! Mas corra que a web não pára!

E lembre-se, o primeiro passo é um detalhado estudo sobre os objetivos e metas, baseando-se nisso partimos para construção da ferramenta que é o site!

Se precisar de algo estamos à disposição, e não colaborem deixando as suas opiniões nos comentários e dicas nos comentários.

Um grande abraço à todos

Jackson Jorge

www.jacksonjorge.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...