Escolha uma Página

Valorize sua marca e tenha um domínio próprio.

Hoje, com o avanço e popularização da internet, ter um domínio (endereço de internet, por exemplo: suaempresa.com.br) próprio se tornou uma necessidade básica para qualquer empresa, porém, já vi muitos pequenos empreendedores dizerem que não tem um e-mail com o endereço da empresa porque ainda não tem condições financeiras para fazer um site.

Então quero deixar claro que:

Não precisa ter um site para ter o seu domínio! O custo anual para registrar um domínio é de R$ 30,00 e daí gastará mais em média doze a vinte reais mensais para um bom serviço de hospedagem.

Muitas empresas de hospedagem dão todo o suporte e orientação passo-a-passo para você ativar e configurar seus e-mails. A Planweb Interativa tem planos que cuida de tudo isso pra você por valores a partir de R$ 150,00 por ano.

Então ficou bem claro que se tratando de empresa, a melhor alternativa é ter um domínio próprio. Porém, cuide sempre com relação à qualidade de serviço da empresa que fará a hospedagem, pois não adianta ter e-mails com o domínio da sua empresa e eles não funcionarem.

E-mails corporativos nos servidores Gmail – Google Apps


Esse é um ótimo serviço mas que poucos pequenos empresários conhecem e desfrutam. Normalmente os planos de hospedagem mais baratos tem espaços e capacidades de e-mails bem reduzidas, aí entra essa maravilhosa possibilidade de utilizar o seu domínio nos servidores do Google.

Quais as vantagens?

  • Possibilidade de ter até 50 contas de e-mails com até 7GB de espaço cada conta;
  • Os servidores do Google são super potentes e dificilmente dá problemas;
  • Possibilidade de utilizar o webmail do Gmail com ótimas extensões e integrações com outros serviços do Google como Agenda, Docs, Talk (Chat) entre outros;
  • Vasta documentação e support on-line;

Como implantar o Google Apps no meu e-mail?

Primeiramente faça um cadastro neste link, a aprovação é imediata, bastando apenas realizar algumas configurações no seu servidor de hospedagem. Procure o auxílio do suporte, pois essas configurações serão nos DNS e caso faça algo errado o site poderá parar de funcionar.

Abaixo um video tutorial mostrando passo-a-passo como implantar o Google Apps no seu domínio.

Pop3 ou Imap – Quais as diferenças e qual devo utilizar?

Esses são os dois principais métodos utilizados nos servidores de e-mails, e é comum surgir a dúvida sobre qual utilizar ou mais comum ainda utilizar um quando o mais apropriado seria o outro.

POP3

As mensagens são totalmente descarregadas do seu servidor de e-mails para o seu cliente de e-mail, ou seja, depois que você descarregou, dependendo da configuração, não conseguirá mais acessá-la em outra máquina.

Vantagens:

  • Os e-mails são descarregados liberando espaço no servidor;
  • Fica mais rápido gerenciar os e-mails depois de descarregados;
  • Não precisa estar conectado para ler ou mover os e-mails descarregados;

Desvantagem:

  • Não é possível acessar os e-mails por outra máquina depois de descarregá-los;

IMAP

O cliente de e-mail trabalha sincronizado com o servidor, ele tem uma cópia [fiel] das mensagens que estão no servidor, então se você exclui uma mensagem, ela será excluída no servidor.

Vantagens:

  • É possível acessar o mesmo e-mail em vários computadores mantendo todos sincronizados

Desvantagem:

  • Se não houver muito espaço no servidor, ele poderá encher facilmente;
  • O cliente de e-mail fica mais lento por trabalhar o tempo todo conectado;

Qual é melhor para mim?

Embora o POP3 aparentemente tem mais vantagens, ele não deve ser escolhido de olhos fechados. Basicamente utilize essa regra:

IMAP quando preciso acessar os e-mails em vários lugares e máquinas diferentes. Mas tenho também bastante espaço no servidor ou utilizo o Google APPS.

POP3 nas demais situações. 😉

Tirou suas dúvidas? Se você gostou das dicas compartilhe com seus amigos, pode utilizar os botões logo abaixo. Se tem alguma sugestão ou opinião diferente, deixe-a nos comentários, tenho certeza que será útil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...