Já fui adepto e incentivador do uso de papeis de carta em e-mails, hoje não costumo utilizar mais e tenho uma opinião mais criteriosa quanto à isso.

Pra quem não sabe ainda do que estou falando, verá mais a seguir, se trata de uma formatação padrão para a mensagem, onde normalmente é colocado um cabeçalho gráfico e um rodapé.

Pra mim, a grande desvantagem no uso desse recurso é a falta de controle de seu comportamento nos mais diversos clientes de e-mails, trocando em miúdos, você nunca saberá ao certo como o destinatário visualizará a mensagem!

A grande razão desculpa para utilizar os cabeçalhos (topos) gráficos nos e-mails corporativos, é a exposição do logotipo e da marca, porém, pense bem, o que é mais importante em primeiro momento, para o desnatário da mensagem? Com certeza o conteúdo! Então não tem motivo para colocar imagens e firulas obstruindo o acesso à ele.

Com base nisso, aposto sempre na simplicidade, mas sem deixar de lado uma assinatura de e-mail bem montada.

Rodapé de e-mail com uma assinatura eficiente

Uma assinatura de e-mail precisa ser fácil de ver e deve ter todas as informações necessárias para um contato direto com o remetente. Resumindo, as características de uma assinatura eficiente nos e-mails são:

  • Facilidade para identificá-la no e-mail;
  • Transparecer disfarçadamente o perfil da empresa;
  • Compacto mas com conteúdo;

Quais as informações devem ir na assinatura de um e-mail?

Como o nome já sugere, indispensavelmente deve ter o nome do responsável ou quem “assina” o que foi escrito. Outras informações vai depender de vários fatores como destinatário, cargo ou área de atuação do remetente, política da empresa, entre outros.

De forma geral, um bom padrão para os e-mails corporativos deve conter, preferencialmente nesta ordem:

  • Nome do rementeDe forma abreviada deixando apenas o nome mais conhecido, por exemplo: Jackson S. Jorge;
  • Cargo ou setor na empresa
  • Nome da empresaEsta informação na assinatura só é importante se não houver no cabeçalho / topo do e-mail o logotipo e nome da empresa;
  • Site da empresa: Para não poluir muito, é preferível que ele esteja em forma de link no nome da empresa.
  • Telefones de contato: O principal e o seu ramal, se for o caso;
  • Contatos complementares se for política da empresa: Msn, skype, google talk.

Para e-mails pessoais varia muito conforme o objetivo da pessoa. Se houver possibilidade de deixar opção para várias assinaturas, eu costumo criar uma exclusiva para contatos familiares onde coloco o link para álbum de fotos on-line, messenger pessoal, etc.

Mas é importante sempre tomar cuidado com o tipo de informação que compartilha com as pessoas, principalmente se houver possibilidade desse e-mail ser encaminhado para outros.

Modelos de papel de carta para e-mail e ferramentas para personalizar sua assinatura de e-mail

Separei a seguir três modelos de papel de carta e assinatura de e-mails, logo abaixo criei vídeos mostrando como personalizá-los e configurá-los nos seguintes clientes de e-mails:

Modelo Papel de Carta 1 - Netevida

Modelo Papel de Carta 1 - Netevida

Modelo Papel de Carta 2 - Netevida

Modelo Papel de Carta 2 - Netevida

Modelo Papel de Carta 3 - Netevida

Modelo Papel de Carta 3 - Netevida

Vídeos – Como configurar papel de carta do cliente de e-mail

Outlook Express

Thunderbird

Gmail

Hotmail

Mail (Mac)

Outros clientes ou webmails

Para outros clientes poderá utilizar a mesma técnica, porém encontrando o caminho certo.

Criador de Assinaturas de E-mail On-line

hyplet.com – Uma opção bastante interessante para criar sua assinatura de e-mail. Há vários modelos prontos e a possibilidade de personalizar conforme sua necessidade.

wisestamp.com – É uma “mão da roda” para a tarefa de criar assinaturas para e-mail. A grande vantagem é que ele tem plugins para os principais navegadores e clientes de e-mail. Outra coisa legal nele é a possibilidade de você configurar um feed, e passa a ser colocado automaticamente na assinatura os posts mais recentes do feed. Isso é uma maravilha para blogueiros, ou para quem tem um portfolio e quer divulgar os conteúdos mais recentes nos e-mails enviados.

Vale repetir a dica de que quanto mais complexo, mais difícil será de saber como o destinatário visualizará. Então aposte sempre na elegância com objetividade e simplicidade.

Gostaram? Tem alguma técnica, dica ou sugestão à acrescentar? Contamos com sua colaboração através dos comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Classificado como:                        

Um comentário sobre “Série E-mails #4 – Papel de carta e assinaturas de e-mails

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree