Que toda empresa precisa garantir seu espaço na internet não é nenhuma novidade, inclusive aqui mesmo no Net e Vida já falamos bastante sobre isso nos artigos:

Mas queremos manter a sinceridade sempre utilizada aqui e lhe dizer que se alguns cuidados não forem tomados, esse suado dinheiro que você investe no site da sua empresa não passará de dinheiro jogado fora ou então utilizado apenas para você se iludir achando que está fazendo sua parte de investimentos na internet.

Outra verdade é que a internet tem um enorme potencial e vastos recursos que possibilitam muitas vezes ótimos resultados sem a necessidade de pesados investimentos financeiros.

Mas como medir os resultados que meu site proporciona?

Os clientes estão te encontrando pelos buscadores?

É bem comentado na internet que “site que o google não encontra, não existe!”, e isto é pura verdade. Se seu site não está aparecendo preferencialmente na primeira página quando é feita uma busca com as palavras-chave do seu ramo de negócio e cidade ou região, considere que já está passando da hora de fazer uma otimização e trabalho SEO no seu site. Neste artigo damos dicas práticas e rápidas para trazer site para o topo das buscas.

Como está sendo a aceitação do site pelos seus clientes?

Tente descobrir de seus clientes se eles estão tendo uma boa experiência na utilização do site. Você pode fazer isso perguntando diretamente para eles ou identificando através da opiniões ou reclamações que surgem. Outra boa ferramenta complementar para essa ação é a análise da taxa de rejeição do Google Analytcs. Se esses resultados ou feedback’s não estão legais, leia o artigo “10 formas de espantar um visitante do seu site e um cliente da sua empresa” e veja o que fazer para melhor isso!

Está definido qual é o objetivo principal do site e está otimizado para isso?

Uma loja on-line (e-commerce) tem como principal objetivo fazer com que o visitante do site finalize a compra. Em um site de uma empresa prestadora de serviço talvez objetivo principal final ja seja fazer com que o cliente se convença e contrate um serviço. É preciso ter sempre bem definido qual é o objetivo final e trabalhar o site para isso, desde a página de entrada até à conclusão da ação pelo cliente.

Se houver alto índice de visitas com pouca permanência e conversão, é sinal que o site não está sendo eficiente na conquista e condução do cliente para a ação final que realmente importa para a sua empresa.

Respondendo essas perguntas acima e analisando esses critérios você já poderá ter uma posição e respostas se o dinheiro aplicado em seu site está de fato sendo um investimento com retorno.

Ferramentas úteis, importantes e gátis para análise do site e das campanhas on-line

Google Analytcs – Uma das mais famosas ferramentas de monitoramento dos visitantes do site. Entre as principais funcionalidades estão a verificação das origens das visitas, localização geográfica, permanencia no site e páginas visitadas, característica e recursos do equipamento utilizado pelo visitante, entre outras. O Valden Flávio no Blog MundoSeo.com.br, dá um passo a passo inicial para usar o Google Analytics, mas lá você consegue tutoriais mais avançados também.

backtweets> – Esse site é um serviço mais relacionado ao Twitter, porém muito útil e pode ser usado mesmo por quem não utiliza o Twitter. Ele faz um “rastreamento” verificando quem o mencionou o site da sua empresa no twitter recentemente. É muito útil para medir o impacto de uma campanha dentro do Twitter.

Addict-o-matic – Ótima ferramenta gratuíta para monitorar sua marca e site em diversas fontes ao mesmo tempo. Basta você digitar o termo que deseja pesquisar como por exemplo “NeteVida” e o site mostrará os resultados separados em uma janela para cada canal, por exemplo, os resultados no Twitter, Bing, Google Blog, Friendfeed, Youtube, Teewtmeme, Flickr e outros.

Pingdom – Analisa detalhadamente o carregamento do site. Um fator que espanta muito visitante e cliente é o carregamento demorado de um site. Essa ferramenta já me ajudou muito à identificar problemas de carregamento e com certeza se tornou indispensável na otimização de sites.

Pesquisa de opinião com formulário do Google

Essa é uma ferramenta importantíssima e com amplas possibilidades que vão deste pesquisa de mercado e opinião até testes e avaliações mais complexas.

Veja abaixo um exemplo de formulário bem simples que fizemos para este artigo.

No slide abaixo, o Antonio Passos ensina passo-a-passo como fazer um formulário no Google Docs para a sua empresa.

Agora queremos a sua opinião!

O que você acha dos resultados que vem obtendo com o seu site? Tem algum método ou ferramenta específica que utiliza e gostaria de compartilhar conosco? Deixe seu comentário e até a próxima!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Classificado como:                        

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree