Rabiscando - Escolha do nome para empresaVários empreendedores ou empresários passam ou passaram por esse dilema, afinal, o nome da empresa é uma das bases fundamentais para o sucesso, pois uma escolha errada pode atrapalhar para sempre os negócios causando dificuldades de pronunciamento, fixação, assimilação entre outros.

O problema se agrava com em áreas muito exploradas, onde parece que todo mundo utiliza os mesmos termos ou nomes. O fato é que hoje, se quiser ser original será necessário primeiramente estudar muito o negócio que será implantado, mercado e público-alvo e então revirar um dicionário casando palavras até achar aquela que você fala e imagina sua empresa.

Vale lembrar que, o fato de você ter gostado da palavra ou ela ter um significado especial para você, não quer dizer que seja boa para ser o nome da sua empresa, pense o que os outros imaginarão ao pronunciar o nome.

Existem basicamente 3 categorias de nomes ou linhas para se seguir ao procurar um nome para empresa, são elas:

Nome ou parte do nome do fundador

Orkut, Ford, Suzuki e Kasinski são apenas alguns exemplos de empresários que usaram seus nomes em suas empresas. Essa pode ser uma boa alternativa quando se tem um nome diferente e o fundador da empresa é bem conhecido. Em cidades pequenas, é costume dos clientes vinculá-la ao empresário ou fundador já que este é conhecido no meio.

Nome da cidade ou região

É um recurso hoje já pouco utilizado em empresas maiores, mas é o caso da Votorantim. É mais comum em pequenos estabelecimentos nas entradas das cidades, para se identificar melhor com os turistas ou visitantes.

Termos ou palavras técnicas da área

É um método largamente utilizado, e por isso, mais difícil de encontrar a originalidade.

A grande vantagem de utilizar esse método é que pode ficar mais fácil a associação do nome com a atividade da empresa e o que ela oferece.

Cuidados ao escolher um nome

Cacofonia ou termos “anti-culturais”.

Muito cuidado na escolha da palavra, principalmente termos em outro idioma ou junção de duas ou mais palavras, pois a fonética pode ser um resultado não muito interessante para o nome de uma empresa, como por o exemplo, o caso da camioneta “Pajero” que para os argentinos é uma gíria para “Masturbador”, também o caso da van Besta, onde o nome parece pejorativo e muitos motoristas chegaram a tirar as letras B ou A do logo para desfazer a palavra.

Nomes grandes e pronunciamento difícil

Evite nomes demasiadamente grandes ou de difícil pronúncia, pois é se tornará um transtorno sempre que precisar falar o nome ou ainda na hora de ser divulgado pelos amigos e outras pessoas.

Nomes muito usados ou comum

A simplicidade é sempre bem vindo, porém, não se pode pensar em um nome hoje se ele não estiver disponível para registro, tanto do domínio quanto o registro do marca, e nomes muito utilizado ou comuns, normalmente já foram registrados. Então talvez seja melhor pesquisar e pensar um pouco mais para encontrar um nome disponível para registro.

Vale lembrar que o domínio, ou seja, o endereço da sua empresa na internet (Por exemplo: www.minhaempresa.com.br ), quanto mais curto e fácil de memorizar melhor! Então, para evitar dores de cabeça futuramente, é bom já pensar nisso na escolha do nome.

Mas então como fazer?

Não é fácil! Se você não tem muita intimidade com as palavras ou criatividade para isso, é sempre bom contar com a ajuda de um profissional, mas se quer arregaçar as mangas e ir para a luta, com um pouco de criatividade e boas horas de pesquisa, pode encontrar algo interessante.

Tente associar partes de palavras ou ternos técnicos da sua área, por exemplo, se é construção, pode-se associar “constru” com um ideal ou característica da empresa, como as palavras “mais”, “fast”, “service” ou ainda com a região, por exemplo, “sul”, “norte”, brincando um pouco com essas palavras, já teríamos Construmais, Construfast, Construsul, Construnorte, Construservice, Construserve, etc…

Uma ótima ferramenta para a técnica acima é o nomevip.com.br que lhe dá ótimas combinações e sugestões de nomes e o melhor que é de graça!

Outra opção é buscar palavras em outros idiomas muito pouco conhecidos, que poderão nos fornecer palavras interessantes e com boa fonética. Ainda mantendo o exemplo na área de construção, podemos ter:

Ehitus (“Construção” em estoniano)

Construire (“Construir” em francês)

Postavit (“Edificar” em tcheco)

Claro que os exemplos acima são apenas para demonstrar as técnicas e métodos que podem ser utilizados, deverá ainda analisar outros detalhes como mencionados anteriormente.

Para finalizar este post, deixo com vocês alguns nomes de empresas famosas e os suas supostas origens.

Apple – Maçã era a fruta favorita de Steve Jobs (co-fundador) e ele também

havia trabalhado em um pomar de maçãs. No momento de escolha do nome, eles
procuraram escolher algo que pudesse manter distante nomes que pudessem
refletir algo “frio, inacessível, e imagens complicadas criadas por
empresas naquele período.”

Compaq – As 3 primeiras letras são da palavra “computer/computador” e foi
adicionado o “paq” para “denotar um pequeno objeto completo”, ou que
pudesse significar“compatibilidade e qualidade.”

eBay – Pierre Omidyar que criou o eBay originalmente tinha uma consultoria
chamada Echo Bay Technology Group. Quando ele tentou comprar o domínio
EchoBay.com para seu site de leilões, verificou que alguém já havia
comprado. Ele então comprou o nome eBay.

Google – Larry e Sergey escolheram Google que era deliberadamente um erro de soletração da palavra Googol. Este digito significa 1 seguido de cem
zeros, e “reflete a missão da empresa de organizar o mundo da informação”.

Hotmail – Foi escolhido pelo fundador ao querer demonstrar a todos que o
e-mail tinha algo incluído. Hotmail foi escolhido por conter as letras
HTML. O nome originalmente tinha as letras HTML em maiúsculo: HoTMaiL.

Intel – Uma combinação de “INTegrated ELectronics” em português
“Eletrônicos Integrados”.

Microsoft – Era originalmente representado por “Micro-Soft” em devoção ao
microcomputer software(software de micro-computador). O traço foi
removido.

Nintendo – Criado a partir de 3 diferentes caracteres da língua Kanji de
origem Japonesa: Nin-ten-do. As primeiras duas podem ser traduzidas como
“Paraíso abençoa trabalho difícil”.

Sun Microsystems – Representado pelas iniciais de Standford University Network (Rede de Universidades Standford). A primeira workstation foi
desenvolvida pelos fundadores em seus dormitórios na Universidade de
Standford.

Yahoo! – Representado por: Yet Another Hierarchical Officious Oracle(”Um
Outro Oráculo Oficioso Hierárquico”). A palavra “Yahoo” foi originalmente
usada no livro “Viagens de Gulliver” e descreve alguém “repulsivo na
aparência e raramente humano”. Os fundadores do Yahoo brincam que eles são Yahoos

E você, como fez para escolher o nome da sua empresa ou produto? Tem mais alguma dica ou técnica à acrescentar? Participe deixando seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Classificado como:                

19 comentários sobre “Como escolher um nome para a empresa ou produto

  • 14 de outubro de 2011 em 14:56
    Permalink

    Ivoneide….

    Nem sempre um nome que descreva a atividade é a melhor alternativa, para alguns ramos, principalmente se o púbico alvo for pessoas mais simples ou clientes de rua, seja interessante adotar nomes simples e diferentes… Sinceramente acho interessante trabalhar com o termo GALEGA para essa área, já que diz ser conhecido. Talvez uma associação com a atividade ou palavras-chaves como “LAR, UTILI, etc…”. Fica a dica e acho que vale a pena reconsiderar a idéia neste caso.

  • 14 de outubro de 2011 em 14:50
    Permalink

    Este tipo de escolha é muito complexa e depende de muitos fatores que dificilmente podem ser feitos com “máquinas” ou programas. Mas de uma forma muito genérica tem o http://www.dotomator.com/ que talvez possa lhe ajudar.

  • 14 de outubro de 2011 em 11:50
    Permalink

    queria que me ajudassem a encontrar um simulador de nome de empresa que pretendo instalar no ramo de investimentos,e mediacao imobiliária.

  • 4 de outubro de 2011 em 21:18
    Permalink

    ola, gostaria de uma sugestao para me ajudar a formar o nome da minha empresa, sera uma loja de utilidades para o lar. acho meu nome estranho para ser agregado a empresa. eu trabalho no comercio a 11 anos, e muitas pessoas me chama de galega da acrismoveis, nome que se refere a acrismoveis na qual eu trabalhei todo esse tempo. quero mesmo é um nome que simbolize meu empreendiment.

  • 15 de dezembro de 2010 em 12:07
    Permalink

    Olá não sabia que ia ser tão dificil escolher o nome da minha empresa na verdade não sou tão criativa, quero começar em 2011, mas não sei qual o nome o produto é chinelo personalizado que algo que seje facil e prático para meus futuros consumidores, vocês tem alguma sugestão para me ajudar.

    Beijos

    Ana Lucia

  • 12 de dezembro de 2010 em 7:29
    Permalink

    estou criando uma marca para roupa de gordinhas(Os) mas nao sei que nome colocar, porque meu nome é tambem um pouco estranho, mas as vezes parece que o nome do criador da mais segurança a roupa, depois pensei rosi’s mas parece muito comum, nao sei… to muito preocupada pq o tempo corre…
    Obrigada

  • 9 de dezembro de 2010 em 12:57
    Permalink

    estou precisando de uma ajuda para montar um mone para minha empresa que estou instalando na minha cidade,o ramo da minha atividade sera seguimento de bicicletas e aparelho para academia, havera consertos e revenda dos equipamentos e acessorio

  • 28 de setembro de 2010 em 15:29
    Permalink

    Muito bem, gostei do artigo, muito bem elaborado, andei lendo outros posts em outros sites do mesmo assunto, mas nao estavam tao completos como este, valeu pela ajuda!!

  • 6 de setembro de 2010 em 11:25
    Permalink

    gostaria de saber se posso colocar nome na associação q estamos criando em nossa cidade pode ser de uma pessoa viva

  • 18 de agosto de 2010 em 17:30
    Permalink

    OLÁ

    ESTOU ABRINDO UMA FINCEIRA, OU SEJA UMA PROMOTORA DE CRÉDITO, COM PRODUTOS PARA O CREDITO PESSOAL, APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS, VEÍCULOS, COMPRAS DE DÍVIDA. E NÃO SEI QUE NOME POR.
    ME AJUDEM.

  • 26 de julho de 2010 em 20:40
    Permalink

    Estou com dificuldades para descobrir um nome para minha empresa que estou abrindo para bombeiro industrial civil, dede ja agradeço……

  • 25 de junho de 2010 em 19:57
    Permalink

    quero abrir uma empresa na area de projeto fabricação montagem industrial

    qual o nome que devo colocar
    favor me da uma ajuda quero um nome pequeno

    grato
    julio

  • 17 de junho de 2010 em 1:07
    Permalink

    eu tenho um projeto para montar um empresa fictiçia de gestão de processos voltado para softare gostaria de sujestão para qual nome devo colocar, podem me ajudar?

  • 22 de maio de 2010 em 15:58
    Permalink

    Oi Gostaria que vc me ajudasse a encontrar um nome para nossa empresa,

    distribuidora de carnes Leandro e Daiana Scheifer,será que vc pode me ajudar???

    Só não pode ser distribuidora Scheifer pois esse nome é da empresa do meu cunhado.

    Obrigada Daiana

  • 13 de maio de 2010 em 18:23
    Permalink

    gostaria de criar um nome para um determinado produto com o nome Tecdex, ou DEXNET e pra um noot
    oque seria melhor?

  • 2 de fevereiro de 2010 em 16:59
    Permalink

    Olá Arno,

    O meu conselho é o seguinte: Faça um estudo e análise detalhada do conhecimento que as pessoas tem da empresa por esse nome antigo. Uma mudança de nome e consequentemente de identidade visual, pode trazer muitas percas, principalmente pelo fato da empresa já estar 52 anos no mercado. Analise para ver se realmente é viável essa mudança de nome.

    Caso seja finalmente essa decisão, mudar o nome, sem dúvida o nome Fênix é interessante, só que não se pode descartar os cuidados gerais mencionados inclusive neste post, como por exemplo… Já existe outra empresa do ramo ou com atividade similar que utiliza este nome? Se existir você pode ter dificuldades na aquisição de domínios e registros de patentes. Outro aspecto à considerar é o público-alvo, se for por exemplo um mercado estrangeiro, como será falado esse nome lá? A fonética da palavra com o nome complementar soa bem? Por exemplo: Fênix Pneus ou Fênix Recapagens?

    Como disse, não é uma receita pronta, faça um check-list com pelo menos essas questões e conforme e resultado vá em frente e sucesso! E não esqueça de passar aqui novamente para nos deixar seu depoimento com a decisão e resultado. Abraço e até mais!

  • 1 de fevereiro de 2010 em 8:05
    Permalink

    Olá Bom Dia:
    Estou com um dilema para resolver:Sou propietário de uma empresa que atua no ramo de Recapagens de Pneus há 52 anos,e sempre levou o nome da família BLASI,agora com o falecimento do PAI,estou mudando de endereço e precisamente o contrato social,melhor,abrindo uma nova empresa.Gostaria que de dessem sugestões ao nome para essa empresa,continuo usar o nome familiar?Durante leituras achei muito bonito o nome FÊNIX,a estória o mito dessa ave,o que acham?
    Abraços Arno Roberto

  • 27 de setembro de 2009 em 2:26
    Permalink

    Olá! Estou postando esta msg para pedir idéias! Estou precisando colocar um novo nome na empresa. Ele precisa ser MEMORÁVEL, CURTO e DESCREVER O NEGÓCIO. Se tiver sugestões, por favor poste na minha página de recados. Agradeço mto a todas as boas idéias.

  • 21 de setembro de 2009 em 1:14
    Permalink

    Boa noite!!!

    Bem como a grande maioria das pessoas, estou com duvidas de como criar um nome da Empresa que vai começar no mercado a partir do mês que vem, Esta empresa vai fabricar conexões diversas em aço liga, então o Diertor desta Empresa quer um nome que inclua tecnologia em aço ligado. Ele me deu um exemplo, já que no mercado ja tem de sobra Empresas tais como: TERCON-LIGAS, STEELCON, TECNOFLAN, TECVAL, ETC. O exemplo seria TERCO-LIGAS, pra min não tem sentido este nome, por isso que estou com dificuldades, pois ele quer circular um nome parecido com esses poucos que descrevi acima. Sera que posso pedir algun tipo de ajuda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree