Nos computadores da sua empresa ou escritório, mal terminou de configurar o os e-mails e restaurar o backup e o computador já está lento, aparecendo vírus, alertas de erro? Isso é um “carma” que muitos micro e pequeno empresários carregam até perceberem que não vale a pena ficar penando com sistemas piratas.

Não quero aqui dar uma de moralista, mas sei que o percentual do uso de Windows falsificado nas empresas é enorme, e o prejuízo por essas ações é alto em todos os lados, no lado do usuário que uma hora acaba tendo problemas com a falta de suporte e bugs do sistema e para a proprietária que obviamente não recebe pelo sistema falsificado.

O fato é que a grande maioria utiliza o sistema com os aplicativos básicos do Office e alguns outros que na grande maioria tem versões para outros sistemas ou algum similar e alternativo.

Libertando do Windows

Antes de realizar qualquer ação de migração para outro sistema operacional, é indispensável fazer um completo levantamento dos sofreares utilizados na empresa, verificando se eles tem versões disponível para o novo sistema operacional ou procurar um similar se for o caso.

Existem também, tanto no Linux quanto no Mac, alguns “Emuladores” que permitem utilizar programas para windows nesses sistemas, mas eu particularmente só indico em último caso, pois nem sempre funcionam muito bem e costumam deixar portas ou falhas no sistema.

O Guia Ubuntu tem uma ótima listagem e guia de softwares similares ou alternativos para Linux, vale a pena dar uma olhada e usá-lo como referência.

Principais vantagens de optar por Linux na empresa

  • Eliminação de custos com licença (No caso do Windows, é normalmente mais de R$ 600,00 o processional);
  • Redução drástica em quase 100% da possibilidade de infecção por vírus;
  • Maior estabilidade e segurança por ser um sistema que seus colaboradores não ficarão xereteando;
  • Maior desempenho;
  • Prepare-se para a era da Nuvem!

    Todo dia há artigo e comentário novo sobre a “Nuvem”, que em resumo é a utilização de sistemas e softwares que rodam direto de um mega-servidor em algum lugar do planeta, através de uma conexão com a internet. Queira ou não isso é uma tendência cada vez mais presente na vida de quem utiliza o computador e internet no seu dia-a-dia. O Google tem a sua versão de Office On-line que no caso é o Google Docs, assim também a Microsoft lançou seu Office On-line, e muitos outros há.

    Mas não são só os pacotes offices, há sistemas financeiros e outras diversas aplicações rodando exclusivamente pelo navegador ou plugin para web.

    Um site interessante que por coincidência encontrei esses dias é o http://www.spoon.net/, nele há inúmeros programas ou sofreares que rodam diretamente on-line, sem precisar serem instalados no seu computador. E o mais interessante é que são programas conhecidos como Word, Skype, Winamp e outros diversos.

    O que quero lhe dizer é que para investir recursos hoje em sistemas exclusivamente locais, deve-se analisar muito bem antes se realmente não será jogar dinheiro fora, pois se sua empresa hoje tem apenas 1 sala e 2 computadores tudo bem, ele resolverá talvez o problema, mas e se o negócio expandir e precisar abrir uma filial? Você não vai esticar um cabo de rede de uma loja para outra, e mesmo que fizesse não funcionaria.

    Além disso existe a necessidade cada vez mais presente de aproveitamento de tempo, e muitas vezes precisa utilizar momentos em viagens, esperas em filas e outras situações em percurso para agilizar algo, e se você tem arquivos e sistema isolado no seu computador, não poderá fazer isso!

    Para ter uma idéia, este artigo estou escrevendo dentro de um ônibus aproveitando uma pequena viagem de Curitiba à Paranaguá, tem sido assim com a maioria dos posts deste blog, seja com o notebook ou smartphone.

    Os sistemas on-line trazem também a vantagem de melhorar o relacionamento e comunicação com os clientes através dos “serviços on-line” no site da empresa.

    O custo ainda torna isso sulreal para microempresas! Será?

    É verdade que o desenvolvimento de uma aplicação exclusiva para sua empresa baseada na web pode ter valores absurdamente altos que fujam da realidade atual dela, porém, já existem muitas opções gratuitas ou de baixo custo, principalmente com relação ao gerenciamento de clientes.

    Um bom caminho sempre é procurar um amigo que esteja bem antenado nas novidades digitais ou consultor especializado na área, para que seja analisado seus procedimentos administrativos e operacionais para buscar ferramentas e sistemas que poderão facilitar a execução deles.

    Abaixo tem uma lista com alguns sistemas on-line disponíveis que podem ser úteis para:

    Prestadores de serviços

    Comércio local e e-commerce

    Empresas ou órgãos públicos

    Finanças pessoais ou na empresa

    Agenda e Compromissos

    E para finalizar, recomendo ler…

    O Blog Escola Criatividade fez um post listando 50 Aplicações web alternativas à aplicações Desktop, vale à pena dar uma olhada e ver quantos programas que nem imaginávamos que existiam opção para rodar exclusivamente pela internet.

    Agora é a sua vez

    É claro que a lista acima está bem enxuta, mas você pode ajudar melhoramos ela deixando a sua sugestão de sistema on-line para um dos segmentos acima ou outro qualquer. Participe deixando seu comentário.

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    Classificado como:                                    

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

    Spam Protection by WP-SpamFree